quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Teoria das Vantagens Comparativas

I


Admita uma nova situação na qual a América troca 2.000 unidades de alimentos por 2.000 vestuário.

1. Determine os novos pontos de consumo da América e da Europa.

Como a América produz 5000 unidades de alimentos e exporta 2000 unidades, fica com 3000 unidades para consumir. Quanto ao vestuario importa 2000 unidades da Europa para consumo. Enquanto que a Europa consumiria 1000 unidades de vestuario e exportaria 2000 unidades do mesmo. Face aos alimentos, a Europa exportaria para a America 2000 unidades e ficava com outras 2000.


2. Verifique que se trata de uma solução injusta para uma das partes porque o preço dos alimentos relativamente ao vestuário se situa fora do intervalo 0,5 (isto é, ½) a 0,75 (isto é, ¾). 
Trata-se de uma situação vantajosa para a América pois o seu consumo situa-se nos limites exteriores à fronteira de possibilidades de produção e por outro lado é uma situação muito prejudicial para a Europa pois o seu CE ficou abaixo dos limites de FPP.     




3. Construa o gráfico que ilustra esta situação no Paint. 




II III

Explicite as vantagens da teoria das vantagens

comparativas relativamente à teoria das 

vantagens absolutas. 

A teoria das vantagens comparativas explica o comércio internacional em mais situações do que a teoria absoluta, ou seja, compara os vários produtos de diferentes países verificando assim qual o país que tem maior vantagem. Enquanto que a teoria das vantagens absolutas seria incapaz de explicar.


III


Reescreve o texto, alterando-o o mínimo possível

 considerando os novos dados.



Sem comentários:

Enviar um comentário